Entidade, que é filiada à CSB, aguardava o reconhecimento do órgão desde 2010
No último dia 29 de dezembro, o Ministério do Trabalho concedeu à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e Logística o seu registro sindical. O pedido de reconhecimento da entidade tramitava no Ministério desde 2010. A Confederação será responsável pela representação junto ao governo das entidades representativas dos movimentadores de mercadorias no Brasil.
A entidade foi fundada em março de 2010 após o 6º Encontro Nacional da Categoria. Participaram da fundação as federações de Goiás, Bahia, Tocantins e Distrito Federal; de São Paulo; de Minas Gerais; do Rio Grande do Sul; de Santa Catarina; do Paraná e do Mato Grosso.
De acordo com o vice-presidente da CSB, secretário de Articulação e Relações Institucionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e Logística e diretor da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Goiás, Bahia e Tocantins, Sandro Jadir, a categoria tem muito a comemorar com o reconhecimento da entidade. “Nós recebemos um presente do Ministério do Trabalho. O registro sindical representa o reconhecimento do Governo Federal da importância dos movimentadores de mercadorias para os setores produtivos da economia nacional”.
Para o dirigente, 2017 será um ano muito importante para a afirmação da categoria. “Com o registro sindical da Confederação e com o apoio da CSB outras conquistas virão. Um dos nossos objetivos é buscar a unidade das entidades representativas da Categoria para fortalecer a luta dos movimentadores. E a bandeira de luta é o respeito e aplicabilidade da Lei 12.023/2009, que regulamenta a atividade do movimentador de mercadorias”, afirmou Jadir.
A sede da Confederação será na Torre do Shopping Pátio Brasil, na W3 Sul, 100, Sala 1115-B, Asa Sul, em Brasília (DF).
Composição da diretoria executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e Logística:
Presidente: Djalma Domingos dos Santos;
1º Vice-presidente: Alfredo Ferreira de Souza;
2º Vice-presidente: Antonio Luiz Roma;
Secretário-Geral: Teovaldo José Aparecido;
Tesoureiro: Mosair Ribeiro do Nascimento;
Secretário de Articulação e Relações Institucionais: Sandro Jadir de Albuquerque;
Secretário de Organização e Formação Sindical: Cléber Brisola Dias;
Secretário de Assuntos Jurídicos e Previdenciários: Francisco Erivan Pereira;
Secretário de Relações Exteriores: Aparecido Carmo Mendes;
Secretário do Trabalho, Salário, Emprego e Renda: Marconi Martareli Câmpara;
Secretário de Políticas Públicas e Sociais: Ruy Cezar Agda Novaes.