Unidade Básica de Saúde

Unidade Básica de Saúde

 
 
 

ubs2.jpg

 

Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Postos de Saúde são locais onde você pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia.

Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

 

Como Usar Este Serviço

 

 

Sempre que procurar uma UBS, você deve levar um documento de identificação pessoal (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, etc) e se possível o Cartão do SUS. Se o atendimento for para uma criança, você deve levar os documentos do responsável e da criança (Certidão de Nascimento ou a Carteira de Vacinação).

Ao chegar na Unidade de Saúde, procure o balcão de atendimento. Sempre que possível agende a consulta antecipadamente, dessa maneira você pode tentar garantir que será atendido nos dias e horários marcados, evitando assim a perda de tempo e possibilitando a melhora na qualidade do atendimento.

Cada Unidade é responsável por atender uma determinada área da cidade,  por essa razão procure sempre a UBS mais próxima de sua casa para garantir o atendimento

 

 

  

 

Caso você tenha alguma queixa a respeito do funcionamento da UBS mais próxima de sua casa - como consultas sendo agendadas para datas muito distantes, falta de médicos ou desrespeito às filas - encaminhe sua reclamação para a autoridade responsável por esse serviço, veja aqui como fazer valer os seus direitos na área da saúde

 

 

 

 

Fonte: guiadedireitos.org